15 fatos sobre Floripa pelos olhos de uma paulista

Florianópolis x São Paulo

Assim que me formei no colégio passei na universidade aqui em Florianópolis. Faz quase um ano que estou por aqui, e resolvi escrever esse texto pra contar um pouco das minhas percepções, e quem sabe ajudar alguém que pense vir pra cá como eu.


1- As Praias
Florianópolis tem praias maravilhosas!!! E se você gosta, aqui é um lugar perfeito. Apesar de a água ser gelada, tem pra todos os gostos, e olha que eu não estou nem perto de conhecer todas.

2-A natureza.
Quando eu cheguei me impressionava mais com isso, hoje já não percebo tanto. Quem vem de SP se assusta, pra qualquer lado tem um morro gigante coberto de árvores, ou um mar maravilhoso... Aqui ainda é muito preservado, e pra todo lado é vista bonita.

3-As pessoas.
É verdade, as pessoas são mais bonitas aqui! Eu tenho a sensação que elas são mais saudáveis, sempre vejo gente correndo, andando de bicicleta etc. Além disso, elas são muito queridas (expressão manézinha), mas é claro que superar meus amigos de SP vai ser difícil.

4-As universidades.
Aqui tem duas públicas, a UFSC que é a federal e a UDESC que é a estadual. Dependendo do curso uma é melhor que a outra, eu estudo da UDESC que é melhor em Administração. Porém eu gosto muito do ambiente da UFSC, já que é um campus maior (a UDESC é espalhada pelo estado) tem um clima mais universitário, e consequentemente mais festas e vida dentro da facul. E o legal aqui é que as universidades públicas são muito mais acessíveis do que a USP, Unesp e Unicamp por exemplo, e se não entrar nelas também tem as particulares.

5-O trânsito.

Desse eu não fugi, apesar de não ser o mesmo caos de SP, também tem transito aqui. Se você quer ir pra Lagoa num dia de sol, atravessar a ponte ou ir para o sul já se prepara porque vai ter muita fila (como eles chamam trânsito)!

6-A segurança.

Nesse ponto eu vi uma grande diferença. Eu estudo a noite, e posso
voltar a pé da faculdade pra casa sem problemas. É claro que também existem assaltos por aqui, mas é bem menos e eu me sinto bem mais segura.


7-Os preços.

Aqui é mais barato, principalmente se você vai fazer alguma aula, academia etc. Mas também não é muito barato não, afinal é uma capital e bem turística. Um aluguel em uma casa compartilhada seja perto da universidade ou na Lagoa da Conceição varia de 600,00 a 1000,00 reais mensais. 

8-O clima.

Esse ano que eu passei aqui, vi uma coisa absurda. Choveu por um mês inteiro, sério, não parava mais de cair água... E aqui já é úmido, ficou ainda mais. Tive que relavar todas as minhas roupas porque ficaram com cheiro de mofo. E tem o famoso vento sul, que diz a fama que traz um friozão, mas eu ainda não senti muito...


9-Os serviços públicos.

Olha, aqui é bem melhor que eu SP nesse sentido. Eu não conheço muito, mas sei que muita gente usa a saúde pública e gosta, e os ônibus são relativamente pontuais e organizados.


10-O sotaque manézinho.

Eu não acho muito forte, mas tem várias coisinhas diferentes. Eles não dizem "você", dizem "tu". Eles não dizem "Cê vai?" Dizem: "Vais?" Não é menino, nem muleque, é "guri" e "guria". Farol é sinaleira, e cuidado aqui se fala "cuida", e não se diz pequenininho se diz "pequininho". Cuida pra não ficar bravo, aqui você fica "brabo" e não se pede uma "breja", se pede uma "gelada". "Brisa" não existe, "role" também não, e muito menos "miou o rolê". E por assim vai uma lista gigante, cada vez aprendo uma nova e já tento colocar no vocabulário, "casqueiro", "to de cara", "penal", "cara", "baia", "raça"...

11-A fama de SP.

Tem lados bons e ruins. De bom é que pelo menos no meu curso, SP é A referência e tudo que é bom vem de lá. Mas também tem a fama ruim, o pessoal adora zuar os paulistas, aqui tem um sentimento de amor pela cidade e a grande maioria não deixaria Floripa pra ir pra Sampa.


12-O futebol.

Aqui ou você é Figueira ou Avaí. Normalmente quem é da Ilha torce pro Avaí e quem é do continente pro Figueira. O amor é o mesmo, só que os parâmetros são diferentes, a discussão é quem caiu menos vezes para a segunda divisão.

13- A comida
Não existem padarias boas que nem em SP, isso é uma tristeza... Além disso você não pode pedir nos supermercados 100 gramas de presunto por exemplo, essas coisas já vem "prontas".Também só existe leite de caixinha, uma outra grande decepção... Mas não é só coisa ruim também, também tem bastante coisa gostosa, pra quem gosta de peixes e frutos do mar Floripa é o lugar certo, sem contar que tem minha comida preferida: a  tapioca da Mari! 

14-Os bairros para estudantes
A maioria dos estudantes moram em volta das faculdades, isso quer dizer Itacurubi, Santa Mônica, Trindade, Pantanal, Centro etc... Muitos também moram na Lagoa, principalmente intercambistas. A Lagoa é meu bairro preferido porque não é longe e é super charmoso com natureza. Os outros que citei tem outras vantagens: são mais práticos, tem mais estudantes, barzinhos etc, mas não são bonitos e são mais longes da praia.

15-As noites
Todos final de semana tem uma festas da UFSC, essas festas a principio eram para arrecadar dinheiro para os alunos mas cada vez mais tão virando grandes produções, baladas mesmo... Custam de uns 35 a 70 reais, são no norte da Ilha e são Open Bar. Também tem os bares da UFSC, nesses a curtição é ficar com amigos e encher a cara de cerveja barata, o litro varia de 6 a 10 reais! Também tem os roles na lagoa, existem alguns barzinhos e casa de show, além de ser um ambiênte gostoso até pra ficar na rua, de vez em quando rola uns luais na praia, isso é uma delícia também. E claro, tem o famoso happy hour: normalmente quinta e sexta feira dentro da universidade os alunos se organizam e fazem uma festa aberta, bebida barata, musica.. Mas tem muito problema com segurança o que faz com que os HPs acabem sendo muitas vezes cancelados.
Lagoa
baladinhas na lagoa, happy hours, luais.
Praia da Barra
28/11/2015


Comentários

Postagens mais visitadas